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Políticas de Garantia e Manual do Usuário

 

Neste manual você encontra informações quanto às especificações do produto, orientações de montagem, manutenção e utilização, que possibilitarão aproveitar seu pneu com a maior durabilidade e performance.

 

Nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas complementares.

 

 

 

Importante 01
a) A marcação Reinf, se houver, significa pneu com estrutura reforçada adequada à capacidade de carga;
b) Observe, antes da montagem, se no flanco do pneu existe alguma indicação do sentido de rodagem, pois a montagem no sentido errado acarretará anomalias de comportamento, comprometimento da segurança, desempenho e a durabilidade do pneu.

 

 

 

ESCOLHA CORRETAMENTE SEU PNEU

 

Sempre escolha pneus com dimensionais indicados no Manual do Proprietário de sua motocicleta, pois o fabricante indicará o produto mais adequado em relação a dimensão, desenho, índices de carga e velocidade, entre outras especificações.

 

 

Importante 02
Visando manter as características originais da motocicleta, recomendamos utilizar pneus que estejam de acordo com as características constantes no Manual do Proprietário, tais como: dimensional, índice de carga, índice de velocidade e aplicação recomendada.

 

 

 

 

TABELA - ÍNDICE DE VELOCIDADE

 

 

 

 

 

TABELA - ÍNDICE DE CARGA

 

 

 

 

Ex.: 90/90-18 M/C 57P REINF.
Índice de Velocidade: P=150 Km/h
Índice de Carga: 57=230 Kg

 

 

Importante 03
Evitar o uso de pneus de marcas e modelos diferentes na dianteira e na traseira da motocicleta, pois este procedimento pode ocasionar desconforto na condução, bem como afetar o equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro tanto em piso seco quanto molhado.

 

 

 

UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

 

 

Armazenamento

 

1- Temperatura: armazene os pneus em temperatura ambiente estável, sem grandes variações (extremos). Mantenha os pneus longe da luz solar ou de fontes de calor, pois evitará o envelhecimento precoce;
2- Óleo e Gasolina: o contato prolongado com óleo e gasolina afeta o composto de borracha, tornando o pneu inapto para uso. Não usar nenhum pneu que esteja exposto a óleo, gasolina, corrosivos ou líquidos não compatíveis com borracha;
3- Umidade: evitar umidade e água no interior do pneu;
4- Armazenamento: não armazenar pneus de forma aleatória (empilhados em grande quantidade, amarrados, torcidos, etc.), pois podem sofrer deformações na Banda de Rodagem, ter sua estrutura comprometida. No caso dos pneus para uso sem câmara de ar (tubeless), ainda pode ocorrer vazamento por causa da deformação irreversível dos talões. A posição adequada para armazenamento é na vertical, apoiado em dois pontos, um ao lado do outro;
5- Ozônio: não armazenar pneus na presença de motores elétricos. A alta concentração de ozônio acelera o envelhecimento do pneu.

 

 

Montagem e Desmontagem

 

1- Devem ser realizadas por profissionais capacitados, utilizando ferramentas e processos adequados;
2- As rodas/aros devem ser adequadas à dimensão do pneu e estarem em perfeitas condições;
3- Pneus TUBE TYPE = com câmara, devem ser montados com Câmaras de Ar novas;
4- Pneus TUBELESS = sem câmara, devem ser montados com válvulas novas;
5- Não é recomendada a utilização de lubrificantes à base de derivados de petróleo, por exemplo, vaselina para a montagem de pneus e câmaras;
6- Os pneus devem estar limpos, interna e externamente, antes da montagem. No caso de pneus com câmaras, a limpeza interna é fundamental, pois qualquer sujeira, como areia ou pequenas pedras, irão furar a câmara de ar;
7- Importante - Antes da montagem dos pneus, deve ser verificado se os índices de carga e velocidade são adequados ao modelo da motocicleta, sempre de acordo com as especificações do Manual do Proprietário, fornecido pelo fabricante.

 

 

Pressões

 

1- Sempre seguir as recomendações de pressão definidas no Manual do Proprietário, fornecido pelo fabricante da motocicleta.
2- Verificar, no mínimo, quinzenalmente a pressão dos pneus, com manômetros adequados.
3- A verificação da pressão deve ser realizada sempre com pneus frios.

 

 

Importante 04
A- Nunca verificar a pressão com os pneus quentes, ou seja, logo após da a rodagem;
B- Verificar se há vazamento de ar pela base/núcleo da válvula;
C- Sempre utilizar tampas nas válvulas, pois elas previnem a perda de pressão e mantém o núcleo da válvula livre de sujeira.

 

 

A pressão de ar incorreta causa desgaste irregular do pneu

 

 

 

 

 

 

Indicadores de desgaste - TWI (Tread Wear Indicator)

 

Em atendimento a Resolução CONTRAN nº 558 de 15/04/1980 e conforme determina a Portaria INMETRO nº 379/2021 – item 7.6.4: Os indicadores de desgaste da banda de rodagem devem advertir visualmente quando as profundidades das cavidades correspondentes da banda de rodagem estiverem reduzidas a 0,8 mm.
Desta forma, o os pneus devem ser trocados quando atingido o desgaste indicado pelo TWI.

 

 

 

Balanceamento

 

Processo utilizado para ajustamento do equilíbrio estático e dinâmico do conjunto pneu/roda. Deve ser realizado:
1- Quando houver substituição dos pneus;
2- Quando realizado conserto em pneus e câmaras de ar;
3- Ocasião de vibrações;
4- Após a substituição de: pastilhas de freio, rolamentos da roda, peças da suspensão, entre outros elementos do conjunto rodante;

 

 

Importante 05
Motocicletas com rodas raiadas >> sempre verificar periodicamente a tensão e o estado dos raios, eliminando excentricidades radiais e laterais existentes.

 

 

Durante a rodagem evitar

 

1- Conduções arriscadas, patinagens, freadas e arrancadas bruscas;
2- Impactos em meio-fio, buracos, cabeceiras de pontes e obstáculos na pista;
3- Cargas e velocidades superiores às indicadas no pneu (conforme tabelas de índices de carga e velocidade);
4- Longas paradas sobre produtos derivados de petróleo.

 

 

Reparo

 

1- Sempre que ocorrer uma perfuração no pneu, o mesmo deve ser submetido à avaliação de um profissional qualificado, o qual poderá determinar se o pneu possui condições de ser reparado.

 

 

Linha Off-Road

 

1- Os pneus Off-Road (fora de estrada) não podem ser utilizados em vias pavimentadas.

 

 

Remoção da cera da superfície do pneu

 

Durante a fabricação do pneu utilizam-se produtos que auxiliam a sacá-lo do molde, deixando resíduos que devem ser removidos durante os primeiros 100 Km. Esses resíduos afetam a aderência do pneu no solo tanto no seco quanto no molhado, principalmente. Sendo assim, recomenda-se durante esse período:

1- Rodar com o máximo cuidado e atenção, evitando manobras bruscas, acelerações, frenagens e inclinações repentinas, conforme as recomendações de pilotagem segura descritas no manual da motocicleta e da legislação vigente.

 

 

ATENÇÃO

 

Não atender às recomendações descritas acima pode ocasionar:
1- Agressões localizadas ou na circunferência da banda de rodagem;
2- Quebra da lona da carcaça, ocasionando deformações nos flancos (“bolhas”);
3- Desagregação parcial ou total da estrutura do pneu;
4- Porosidade/deformações;
5- A perda de aderência pode resultar em quedas.

 

 

Destinação e Reciclagem de Pneus

 

A Resolução n. 258 do CONAMA, estabelece que seja realizada a destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis.
Os pneus usados, se não descartados adequadamente, podem se tornar focos de mosquitos e por possuírem ciclo de vida longo, levam anos para se degradar, podendo representar um sério risco à saúde e ao meio ambiente.
Colabore com o meio ambiente:
1- Não mantenha pneus em lugares abertos;
2- Deixe os pneus usados, retirados de seu veículo, na loja em que efetuar a troca, para que seja possível conduzi-los à destinação ambientalmente correta.
A IRA TIRES possui parceria com o programa Reciclanip, o qual implementa a coleta e destinação adequada de pneus usados/inservíveis. Para informações, acesse:
www.reciclanip.org.br

 

 

 

AVISO DE DE SEGURANÇA

 

A não observância de quaisquer orientações, requisitos e informações descritos neste certificado pode acarretar riscos à segurança e implica em imediata perda da garantia dos produtos.

 

 

 

 

 

GARANTIA

 

A garantia aplica-se aos pneus novos (motocicleta) da Marca IRA TIRES, fabricados pela Tortuga Produtos de Borracha Ltda., e comercializados por nossa rede de distribuidores.

 

 

1- A IRA TIRES/Tortuga, garante seus produtos:

 

A- Garantia Legal - conforme Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), é estabelecida em noventa dias (três meses), a partir da data de compra (com base na apresentação da Nota Fiscal de compra);

 

B- Garantia Contratual - estabelecida no prazo de cinco anos, contados da data de compra (com base na data registrada na Nota Fiscal de compra), contra quaisquer defeitos de fabricação que forem constatados.

 

 

Importante 06
Não sendo possível verificar a Nota Fiscal de compra, considera-se o DOT (gravado no flanco dos pneus IRA IRES), como data de referência, para a finalidade de definição do prazo de cinco anos citado no item 1.B – Garantia Contratual.

 

 

2- Estão excluídas da presente garantia as avarias de origem acidental ou aquelas causadas pela utilização indevida do produto do veículo (vide casos e avarias não cobertos pela presente garantia).
3- Os produtos, objetos de uma reclamação, serão submetidos a exame pela nossa Equipe Técnica, capacitada para realização de minuciosa análise.
4- Caso haja qualquer dúvida com relação a nossos produtos, sugerimos encaminhá-la ao Lojista mais próximo ou entrar em contato com nossos canais de comunicação com o cliente (descritos neste documento), onde o usuário será orientado de como proceder.

 

 

Importante 07
No momento da compra de seu pneu sempre exija a Nota Fiscal.

 

 

5- Sempre que reclamar de um produto apresente para exame seus complementos, tais como: Motocicleta, Pneu, Câmara de Ar (se aplicável), Aro/Roda e Válvula. A ausência dos mesmos pode dificultar a conclusão do exame e a elaboração do RARC (Relatório de Análise e Reclamação de Clientes).

 

 

 

Avarias não cobertas pela garantia de fabricação:

 

 

1- Avarias de origem acidental, aquelas causadas por impactos em obstáculos, buracos ou por ação de terceiros;

 

Exemplos:

 

A- Pneus que apresentem deformações, bolhas, sinais de roçamentos no flanco, perfurações, rasgos e quebra da carcaça.

B- Situações de má utilização que geram avarias: em desacordo com as orientações de uso e manutenção fornecidas pela IRA TIRES/Tortuga, com as normas de condução no trânsito e com as orientações para uma condução segura constantes no manual do proprietário;

 

 

2- Avarias decorrentes de má utilização do produto em desacordo com as orientações de uso e manutenção fornecidas pela IRA TIRES/Tortuga e/ou normas de condução no trânsito.

 

Exemplos:

 

A- Baixa pressão ou sobrecarga resultam, exemplificadamente, nas seguintes avarias: separação dos componentes nas interfaces, banda de rodagem/flanco, flanco/talões, ou revestimento interno;

B- Alta pressão: rachaduras nas bases dos sulcos, quebra de carcaça por impacto, acentuado desgaste do centro da rodagem, entre outros;

C- Montagem e desmontagem incorretas dos pneus no aro, ocasionando a descentragem do pneu e consequente desgaste irregular (por ex., dentes) e possíveis danos aos talões;

D- Aplicação indevida do pneu quanto ao índice de carga e velocidade exigidos pelo veículo, resultando em quebra ou deformação da carcaça;

E- Aplicação indevida do pneu quanto à sua banda de rodagem (desenho) em relação a sua posição no veículo ou ao tipo de serviço e solo, como exemplos, danos à carcaça e desgaste irregular (dentes, assimetria, etc.);

F- Contaminação por produtos químicos, óleos, graxas, solventes, vaselina ou qualquer tipo de produto derivado de petróleo, resultando na degradação da borracha (trincas, rachaduras e desgaste precoce), bem como danos à câmara de ar nos casos dos pneus TT (tubetype – com câmara);

G- Sinais de envelhecimento (fora de uso por muito tempo), que resultam em trincas e deformações irreversíveis dependendo da forma como ficou armazenado;

H- Utilização de câmaras de ar usadas, em pneus novos, podendo acarretar na perda de pressão e consequente dano ao conjunto durante o uso;

I- Aplicação incorreta da medida da câmara de ar em relação à medida do pneu, com consequência similar à descrita no item h;

J- Pneu que apresente desgaste inferior aos limites técnicos legais (TWI, ID), de forma que aumenta a incidência de perfurações;

K- Pneu cujas marcações nas laterais tenham sido raspadas, cortadas ou adulteradas, de forma que as fissuras decorrentes dessas agressões acarretem em rachaduras e perda da resistência;

L- Pneus raspados, recauchutados, recapados, redesenhados ou remoldados;

 

 

3- Avarias decorrentes de má utilização do veículo em que o produto foi montado: trata-se daquelas causadas pela utilização do veículo em desacordo com as orientações de uso e manutenção do fabricante ou com as normas de segurança e condução no trânsito.

 

Exemplos:

 

A- Pneus com desgaste decorrente de problemas de origem mecânica (desalinhamento ou desbalanceamento do conjunto pneu/roda, sistema de suspensão, amortecedores, direção e freios do veículo) ou fatores ligados à utilização;
B- Pneus que apresentem marca de patinagem ou características de bloqueio de freio;
C- Pneus que apresentem arrancamentos de elementos da banda de rodagem decorrentes de emprego em pisos ou condições não previstas em sua utilização;
D- Pneus montados e empregados em eixos e/ou sentido de rodagem diferentes dos indicados no produto;
E- Pneus aplicados na motocicleta, que alteram o projeto original ou não são indicados pelo fabricante do veículo;
F- Instalação de medida de pneu não equivalente à original do veículo;
G- Uso de aros não recomendados, enferrujados, trincados, tortos, amassados ou danificados de alguma forma;Sobrecarga ou má distribuição de carga;
H- Sobrecarga ou má distribuição de carga;
I- Utilização de pneu com objetivo de competições, exibições ou práticas que contrariem a legislação brasileira de trânsito;
J- Frenagens bruscas, patinagens e arrancadas.

 

 

 

Sempre respeite os índices de velocidade e carga do pneu, assim como, os limites de velocidade da legislação de trânsito.

 

 

 

Sempre consulte as orientações definidas no Manual do Usuário e Garantia IRA TIRES.

 

Para maiores informações, estamos à disposição por meio de nossos

Canais de Comunicação com Clientes:

 

 

sac@ira.com.br

SAC: 41 3314.3100

0800.411919

 

 

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